Boletim Informativo - nº 133 - 3 de junho de 2022

A SEMANA
 ✓ ONDAS participa do lançamento da Frente Parlamentar contra a privatização da Sabesp (SP)
✓ Lula recebe carta em defesa do saneamento público e contra a privatização do saneamento
✓ IPO que poderia facilitar privatização da Corsan deve ser novamente adiado (RS)
✓ No Piauí, governadora e prefeitos debatem regionalização do saneamento
✓ Resistências à regionalização do saneamento
✓ ONDAS no curso de pós-graduação no Pará 



CURSO DE EXTENSÃO DHAS

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão promovido pelo ONDAS. Serão 10 sessões virtuais (via Zoom) com especialistas que abordarão a temática dos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento. As vagas são limitadas para associados, não-associados e bolsistas. Confira a programação e faça sua inscrição.


PRIVAQUA
“Quais os interesses de empresas privadas em prestar serviços de água e esgoto em municípios com baixa capacidade econômico-financeira, empobrecidos e cujos munícipes não serão capazes de financiar a universalização do saneamento através das tarifas?” Leia o artigo desta semana da interação ONDAS-Privaqua de autoria de Estela Macedo Alves.


POR QUE NÃO PRIVATIZAR?
“A Lei 14.026/2020, que altera a Lei Nacional, induz o processo de privatização que tem sido apontado pela maior parte da mídia, de forma equivocada, como a solução necessária para enfrentar as deficiências do setor. Equivocada pois vai no sentido contrário dos principais determinantes das deficiências do saneamento, que se manifestam em especial pela inadequação dos serviços prestados à população carente que vive em situação vulnerável, que é aquela que tem também as maiores dificuldades em arcar com os custos destes serviços." Leia o artigo de Ricardo Moretti e Edson Aparecido da Silva.


PRIVATIZAÇÃO E POLUIÇÃO

“Não é de hoje: na sua avaliação anual de 2019, a Environment Agency (EA) inglesa afirmava que nove das companhias privadas de água e esgoto na Inglaterra apresentavam naquele ano seus piores níveis de poluição ambiental, coroando um período de cinco anos com desempenhos inaceitáveis.” Leia o artigo completo de Marcos Helano Montenegro.


CAMPANHA SEDE ZERO
O ONDAS está recebendo adesão de entidades ao Manifesto “Campanha Sede Zero”, que tem como objetivo chamar a atenção para medidas que deveriam ser implementadas pelos governos, em todos os níveis, como forma de garantir os direitos de acesso à água potável e ao esgotamento sanitário a todas as pessoas, priorizando as que vivem em situação de vulnerabilidade. O Manifesto também incorpora propostas de emendas à Lei 11.445/2007, que visam assegurar os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento. Acesse o manifesto e faça a adesão da sua entidade à campanha.

SEJA SÓCIO DO ONDAS
Com três anos de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Participamos de debates, seminários e audiências públicas contra a privatização do saneamento básico. Também temos subsidiado a luta pelo direito à água, principalmente em tempos de pandemia.

Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

Q
Clique aqui para associar-se

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.