Boletim Informativo - nº 149 - 23 de setembro de 2022

A SEMANA
✓ Movimento “RS pela Água” faz ato em defesa do saneamento
✓ Agro esgota em 30 anos aquíferos milenares na Arábia Saudita
✓ Saneamento na pauta dos presidenciáveis


 

SANEAMENTO RURAL
No dia 29 de setembro (quinta-feira), das 19h às 20h, acontecerá o webinar: "Mulheres que falam de saneamento: os desafios do déficit nas áreas rurais" com as participações de Renata Furigo, Engenheira Civil e coordenadora geral do ONDAS; Sonaly Rezende,  Engenheira Civil, Professora e Pesquisadora do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG; e Vania Neu, Bióloga e Pesquisadora do Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA.O webinar será transmitido pelo canal do ONDAS no YouTube.

 

 

ONDAS NA MÍDIA
Em artigo publicado pela Carta Capital , Edson Aparecido, secretário-executivo do ONDAS, e Amauri Pollachi, conselheiro do ONDAS, demonstram que a solução de privatizar o saneamento não produzirá os propagandeados benefícios à população. Muito pelo contrário.

 

 

PRIVAQUA
"Criar o mercado de águas é transformar grandes reservatórios em ativos financeiros, onde os direitos de uso de recursos hídricos serão negociados por empresas usuárias – na bolsa de valores, como se fossem títulos de renda fixa." Confira o artigo de Dalila Alves Calisto, mestra em Desenvolvimento Territorial (UNESP) e integrante da Coordenação Nacional do MAB, para a interação ONDAS-Privaqua. 

 

ASSEMBLEIA DA ONU
Com o tema “Conflitos socioambientais relacionados à água na América do Sul: tensões em torno ao acesso, ao uso e à gestão”, essa sessão, no dia 28/9 às 11h, dentro da Cúpula da Ciência da Assembleia da ONU, se concentrará nos conflitos hídricos existentes em cinco países da América do Sul, analisando suas consequências na gestão da água (pública e/ou privada) e no acesso à água de grupos vulneráveis e outros grupos sociais.


CAMPANHA SEDE ZERO
O Manifesto “Campanha Sede Zero” tem como objetivo chamar a atenção para medidas que deveriam ser implementadas pelos governos, em todos os níveis, como forma de garantir os direitos de acesso à água potável e ao esgotamento sanitário a todas as pessoas. O Manifesto também incorpora propostas de emendas à Lei 11.445/2007, que visam assegurar os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento. Dezenas de entidades, organizações, redes e movimentos já assinaram o documento. Acesse o manifesto e faça a adesão da sua entidade à campanha.

SEJA SÓCIO DO ONDAS
Com três anos de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Participamos de debates, seminários e audiências públicas contra a privatização do saneamento básico. Também temos subsidiado a luta pelo direito à água, principalmente em tempos de pandemia.

Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

Q
Clique aqui para associar-se

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.