Boletim Informativo - nº 152 - 14 de outubro de 2022

A SEMANA

✓ Moradores de Ouro Preto questionam conta de água da Saneouro
✓ Privatização da Sabesp é tema de debate entre candidatos ao governo de SP
✓ Mulheres que falam de saneamento: o déficit de saneamento nos assentamentos informais urbanos
✓ ANA quer privatizar para depois regular


 

ASSENTAMENTOS URBANOS
"Mulheres que falam de saneamento" é um debate promovido pelo ONDAS sobre os desafios da universalização do saneamento no Brasil pela perspectiva feminina. É uma oportunidade de reunir mulheres que atuam no setor, sejam acadêmicas, técnicas, lideranças sociais, trabalhadoras. A proposta é diversificar o debate, ampliar os horizontes, apontar caminhos que propiciem água limpa, meio ambiente limpo, melhoria nas condições de saúde e na autoestima das pessoas. No episódio da última quinta (13), as convidadas debateram o déficit de saneamento nos assentamentos informais urbanos.

 

 

TRADUÇÃO DO RELATÓRIO
No último janeiro, Pedro Arrojo-Agudo, relator especial da ONU para os direitos humanos à água e ao esgotamento sanitário (DHAES) apresentou abrangente e preciso relatório sobre o impacto das mudanças climáticas nos DHAES. O ONDAS, cumprindo seu compromisso de disponibilizar em português os relatórios periódicos do Relator Especial, está pedindo auxílio dos associados para a tradução deste documento de atualidade inquestionável. Os interessados em ajudar podem entrar em contato com Marcos Montenegro, Coordenador de Comunicação do Observatório, pelo e-mail: mhfmontenegro@gmail.com. 

 

 


CAMPANHA SEDE ZERO
O Manifesto “Campanha Sede Zero” tem como objetivo chamar a atenção para medidas que deveriam ser implementadas pelos governos, em todos os níveis, como forma de garantir os direitos de acesso à água potável e ao esgotamento sanitário a todas as pessoas. O Manifesto também incorpora propostas de emendas à Lei 11.445/2007, que visam assegurar os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento. Dezenas de entidades, organizações, redes e movimentos já assinaram o documento. Acesse o manifesto e faça a adesão da sua entidade à campanha.

SEJA SÓCIO DO ONDAS
Com três anos de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Participamos de debates, seminários e audiências públicas contra a privatização do saneamento básico. Também temos subsidiado a luta pelo direito à água, principalmente em tempos de pandemia.

Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

Q
Clique aqui para associar-se

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.