A SEMANA

 ✓ Proposta do ONDAS é acatada pelo CNDH: recomendação ao governo pelo direito à água
✓ Campanha Sede Zero foi pré-lançada no ENDHAS e será aberta para adesão de entidades
✓ Alagoas privatiza serviços de saneamento em mais 61 municípios
✓ Resistência dos municípios gaúchos ao plano de privatização
✓ Projetos de privatização em andamento no Ceará e Sergipe
✓ Prestadores de serviços de saneamento deverão comprovar capacidade econômica


LEIA ESTAS E OUTRAS NOTÍCIAS NO SITE DO ONDAS


ENCERRAMENTO DO ENDHAS
No dia 11 de dezembro, terminou o Encontro Nacional pelos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento, realizado pelo ONDAS. O lançamento da Campanha Sede Zero marcou o encerramento do ENDHAS. O último dia do Encontro também contou com palestra da prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, e do professor Marcio Pochmann.


E-BOOK
Durante o encerramento do ENDHAS, aconteceu o lançamento do e-book “Olhares sobre a realização dos direitos humanos à água e ao saneamento”, resultado do trabalho coletivo de pesquisadores de vários locais do país que participaram do curso “Direitos Humanos à Água e ao Saneamento”, promovido pelo ONDAS.


NENHUMA CASA SEM BANHEIRO
Segundo dados do IBGE, cinco milhões de pessoas no Brasil não contam com banheiro em casa. Partindo do princípio de que o saneamento básico é um direito humano, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) idealizou o projeto “Nenhuma Casa sem Banheiro”, dentro do programa “Casa Saudável”. A meta é construir 11 mil banheiros em residências de famílias de baixa renda. 


PRIVAQUA
No texto da interação ONDAS-Privaqua desta semana, Amanda Arruda discorre sobre a desigualdade do acesso aos serviços públicos de saneamento no Brasil que reflete a estrutural desigualdade social do país, em particular, nas ocupações urbanas.

SEJA SÓCIO DO ONDAS
Com mais de dois anos de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Participamos de debates, seminários e audiências públicas contra a privatização do saneamento básico. Também temos subsidiado a luta pelo direito à água, principalmente em tempos de pandemia.

Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

Clique aqui para associar-se

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.