Boletim Informativo - nº 142 - 05 de agosto de 2022

A SEMANA
✓ Pandemia ‘apagou’ dados sobre saneamento
✓ Em 2021, apenas 4 mil cisternas foram entregues
✓ Ouro Preto e a luta pela água
✓ Vale a pena tratar os esgotos?
✓ A qualidade da água destinada ao consumo humano no Brasil 
✓ Saneamento na Pauta dos Presidenciáveis

 

TRATAR ESGOTO
Em artigo, o secretário-executivo do ONDAS, Edson Aparecido da Silva, e o conselheiro de orientação Ricardo Moretti reforçam que, apesar de lucro bilionário, Sabesp não avança como poderia no tratamento do esgoto no Estado de São Paulo. “Na ótica exclusivamente dos bons resultados financeiros das prestadoras de serviços de saneamento, que é a ótica hegemônica mesmo nas prestadoras públicas, tratar esgotos pode ser considerado um mau negócio. Caso avance a privatização dos serviços não há dúvida de que esta ótica será reforçada.”

 

PRIVAQUA
"A privatização do saneamento faz bem à saúde de populações endêmicas para doenças associadas à água? Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN), como a esquistossomose mansônica, podem ser afetadas pelo advento da Lei 14.026/2020? Considerando que o processo de privatização na execução da política pública de saneamento desencadeia uma série de problemáticas sob diversas perspectivas, sobretudo no que se refere às questões sociais, ambientais e de saúde pública, não seria infundado o questionamento sobre o impacto desse modelo de gestão frente à esquistossomose." Confira o artigo de Mariana Cristina Silva Santos para a interação ONDAS-Privaqua desta semana.


CAMPANHA SEDE ZERO
O Manifesto “Campanha Sede Zero” tem como objetivo chamar a atenção para medidas que deveriam ser implementadas pelos governos, em todos os níveis, como forma de garantir os direitos de acesso à água potável e ao esgotamento sanitário a todas as pessoas. O Manifesto também incorpora propostas de emendas à Lei 11.445/2007, que visam assegurar os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento. Dezenas de entidades, organizações, redes e movimentos já assinaram o documento. Acesse o manifesto e faça a adesão da sua entidade à campanha.

SEJA SÓCIO DO ONDAS
Com três anos de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Participamos de debates, seminários e audiências públicas contra a privatização do saneamento básico. Também temos subsidiado a luta pelo direito à água, principalmente em tempos de pandemia.

Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

Q
Clique aqui para associar-se

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.