A SEMANA
✓ ONDAS entrega propostas de emendas à lei 11.445/2007 na Câmara dos Deputados
✓ STF indefere pedido da Cagepa e mantém privatização da água de Santa Rita, na Paraíba
✓ Tribunal de Justiça suspende licitação em Brumado (BA)
✓ No RS, sindicato de trabalhadores contesta parecer privatista da Agergs
✓ Grande imprensa faz papel de assustar e desorientar prefeitos sobre aplicação da lei 14.026
✓ Deputado Marcelo Ramos critica o desvio do uso do FGTS



CURSO DE EXTENSÃO DHAS

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão promovido pelo ONDAS. Serão 10 sessões virtuais (via Zoom) com especialistas que abordarão a temática dos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento. As vagas são limitadas para associados, não-associados e bolsistas. Confira a programação e faça sua inscrição.

PRIVAQUA
"Em uma matéria recente sobre o crescente interesse de atores financeiros em investimentos ligados à água, o jornal O Globo destaca que no mercado financeiro, a água é chamada de ‘ouro azul’. A matéria aponta diferentes mecanismos de investimento nesse recurso como o mercado de contratos de futuros de água na Califórnia ou ações de empresas focadas em tratamento de água ou na provisão de saneamento básico.” Confira o artigo desta semana da interação ONDAS- Privaqua de autoria das professoras Ana Britto e Isadora Cruxên.


ENANPUR
A privatização do saneamento será um dos temas a serem debatidos no XIX ENANPUR. No dia 25 de maio, os coordenadores de Orientação do ONDAS, Ana Lucia Britto (professora da UFRJ) e Alex M. S. Aguiar (engenheiro e mestre em saneamenmto); José Irivaldo Alves O. Silva (professor da UFCG e associado ao ONDAS); e Isadora Cruxen (pesquisadora do Massachusetts Institute Tecnology) são os convidados da sessão Regionalização do saneamento básico no Brasil: verso e reverso de um processo de privatização em curso”.

ENTREVISTA

Marcos Montenegro, coordenador de Comunicação do ONDAS, deu uma entrevista, durante o 50º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, realizado em Porto Alegre entre os dias 09 e 12 de maio de 2022, sobre a privatização do DMAE.


CAMPANHA SEDE ZERO
O ONDAS está recebendo adesão de entidades ao Manifesto “Campanha Sede Zero”, que tem como objetivo chamar a atenção para medidas que deveriam ser implementadas pelos governos, em todos os níveis, como forma de garantir os direitos de acesso à água potável e ao esgotamento sanitário a todas as pessoas, priorizando as que vivem em situação de vulnerabilidade. O Manifesto também incorpora propostas de emendas à Lei 11.445/2007, que visam assegurar os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento. Acesse o manifesto e faça a adesão da sua entidade à campanha.

SEJA SÓCIO DO ONDAS
Com três anos de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Participamos de debates, seminários e audiências públicas contra a privatização do saneamento básico. Também temos subsidiado a luta pelo direito à água, principalmente em tempos de pandemia.

Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

Q
Clique aqui para associar-se

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.