BOAS FESTAS E FELIZ 2020!


“Que ONDAS de fraternidade
venham com uma força capaz de
inundar esse mundo cheio de vazios
que a seca do egoísmo produz.”



 

 

A SEMANA
✓ Luta prossegue em 2020: Senado deve votar projeto da privatização do saneamento em fevereiro
✓ Entidades criticam abertura de capital da Embasa
✓ Argentinos se mobilizam em defesa de lei que protege a água

CONFIRA ESSAS E OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA NO SITE DO ONDAS.
 

ENTREVISTA
Para o Secretário-Geral Adjunto da Internacional de Serviços Públicos (ISP), David Boys, o setor de saneamento está relacionado a questões ligadas a bens e recursos naturais, ou seja, à própria existência, e, por isso, não deve ser privatizado. “Serviços vinculados aos recursos naturais não podem ser monopolizados por empresas. Serviços essenciais à vida têm de estar em mãos públicas”, afirma. Para ele, o caminho é o fortalecimento da democracia, com mais transparência e controle social público.
 

SANEAMENTO RURAL
Na oficina realizada pelo ONDAS, discutiu-se que é indispensável que o Programa Nacional de Saneamento Rural seja disseminado por todo o país, apresentado e discutido por todas as comunidades e que os movimentos, sobretudo os do campo, se apropriem dele e o utilizem como instrumento fundamental para reverter a difícil situação pela qual passa a população rural quando o assunto é saneamento básico.

NOTAS
Na semana passada a Câmara dos Deputados aprovou Projeto de Lei que facilita a privatização do saneamento e dificulta o acesso da população mais pobre ao serviço. O PL agora vai para o Senado e, por isso, em 2020 seguiremos na luta, conversando com senadores sobre os graves prejuízos que a aprovação do projeto pode acarretar para o país.Confira os materiais produzidos pelo ONDAS e outras entidades que explicam como esse projeto vai desestruturar todo o setor de saneamento.

 

CAMPANHA DE ASSOCIAÇÃO
Apesar do seu pouco tempo de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Temos participado de debates, seminários e audiências públicas sobre os PLs que tramitam no Congresso Nacional e que preveem a alteração do marco legal do saneamento básico. Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

Clique aqui para associar-se

INFORME-SE

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.