A SEMANA
✓ Alterar marco regulatório do saneamento é prioridade para o governo
✓ PL sobre abastecimento de água durante a pandemia não se preocupa com a população
✓ Entidades propõem ações imediatas ao combate da Covid-19 na periferia
✓ Relatores da ONU denunciam: “irresponsáveis” as políticas brasileiras de combate à Covid-19

CONFIRA ESSAS E OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA NO SITE DO ONDAS

Leia mais

LIVE
Nesta semana, aconteceu a primeira live do ONDAS. Com o tema População em situação de rua, água e covid-19, o debate contou com a participação da professora da PUC-SP no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Aldaíza Sposati, e do coordenador do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Darcy Costa. Mais de 3 mil pessoas de todo o Brasil assistiram à live. Agora, o ONDAS já se prepara para a próxima que, em breve, será divulgada.
 

TRANSMISSÃO ORAL-FECAL
A detecção do vírus SARS-CoV-2 em fezes e esgoto foi recentemente relatada, levantando a hipótese de transmissão fecal-oral. Se confirmado, isso pode ter consequências de longo alcance para a saúde pública e para estratégias de controle de pandemia. Neste artigo, os autores Léo Heller,   César R. Mota e Dirceu B. Greco   argumentam que é necessária uma análise abrangente e com mais nuances para testar essa hipótese, levando em consideração a dinâmica ambiental e a persistência da infectividade viral.

MEDIDAS EMERGENCIAIS
Neste artigo, a Professora Suyá Quintslr examina a terceira e a quarta propostas formuladas pelo ONDAS em Carta à Sociedade Brasileira a propósito da epidemia do COVID-19: assegurar água de forma regular, em quantidade suficiente e com qualidade adequada; e interromper procedimentos de redução da pressão de redes de água que abastecem comunidades, favelas e periferias.

  

ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS
As áreas de maior vulnerabilidade apresentam condições muito diferenciadas em relação às áreas urbanas convencionais. Muitas são localizadas em baixadas, encostas ou terrenos irregulares, onde há dificuldade de acesso de veículos e máquinas para instalação de redes e equipamentos de maior porte. Assim, muitas vezes sem contar com redes de água e esgoto adequadas, essas áreas convivem com o funcionamento irregular desses sistemas, ainda que existentes.

CAMPANHA DE ASSOCIAÇÃO

Apesar do seu pouco tempo de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Temos participado de debates, seminários e audiências públicas sobre os PLs que tramitam no Congresso Nacional e que preveem a alteração do marco legal do saneamento básico. Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

Clique aqui para associar-se

INFORME-SE

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.