A SEMANA
✓ Entidades articulam audiência no STF sobre inconstitucionalidade da lei que alterou marco do saneamento  
✓ Conta de água: Justiça suspende aumentos exagerados praticados por empresas privadas  
✓ PGR considera inconstitucional contrato de saneamento em Maceió
✓ Prossegue o seminário sobre os desafios da prestação dos serviços de água e esgotos em Ouro Preto(MG)
✓ Em debate a nova lei de saneamento e o futuro dos serviços de água e esgoto
CONFIRA ESTAS E OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA NO SITE DO ONDAS.

Leia mais


LUCRO ACIMA DA VIDA

Em artigo, Sandoval Rocha explica como a concessionária Águas de Manaus ostentou "impetuoso anseio pelo lucro, buscando impor recentemente à população manauara um exorbitante reajuste tarifário equivalente a 24,5% da fatura mensal".
 

PRIVATIZAÇÃO EM ALAGOAS
Teia Magalhães fala sobre o caso emblemático de privatização da companhia de saneamento de  Alagoas que, com base na lei que modificou o marco legal do setor, o governador oferece mananciais a especuladores financeiros, sem experiência na prestação dos serviços de abastecimento de água. Outros estados planejam negociatas semelhantes.

PRIVAQUA
Tendo em vista a crescente importância do mercado financeiro no debate público brasileiro, inclusive na política de saneamento, este ensaio de Priscila Neves Silva discute o artigo “É necessária uma vila para manter um perigoso sistema financeiro”  - publicado em 2017 pela economista Anat Admati, professora da Universidade de Stanford - como uma porta de entrada para explorar algumas das tensões e desafios colocados pela expansão do mercado financeiro para o saneamento brasileiro.
 

POLITIZAÇÃO DA TARIFA
Em artigo, Alex M. S. Aguiar afirma: "É lamentável que em uma época de crise sanitária, com a pandemia da COVID ainda dizimando centenas de vidas no país, e de crise econômica, com aumento da inflação, do desemprego e piora das condições salariais, parte da população seja submetida a um aumento em suas contas de água que pode superar 50%. Mais que isso, é abominável comprometer o acesso das pessoas mais vulneráveis a um bem essencial à vida e que se constitui no maior insumo de prevenção à contaminação pela COVID."
.

SITE ENDHAS

Está no ar o site do Encontro Nacional pelos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento (ENDHAS). Acesse e faça já a sua inscrição para o Encontro on-line que vai acontecer de 9 a 11 de dezembro. Também já é possível a submissão de trabalhos. Saiba mais sobre temário, cronograma e regulamento no site.


SEJA SÓCIO DO ONDAS
Com mais de dois anos de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Participamos de debates, seminários e audiências públicas contra a privatização do saneamento básico. Também temos subsidiado a luta pelo direito à água, principalmente em tempos de pandemia.

Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

Clique aqui para associar-se

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.