Boletim Informativo - nº 139 - 15 de julho de 2022

A SEMANA
 ✓ Governo gaúcho interrompe processo de privatização da Corsan
✓ Com critérios apenas políticos, órgãos sob controle do Centrão turbinam distribuição de caixas d’água
✓ Abcon/Sindicon afirma que 45% da população do país é atendida por empresas privadas de saneamento
✓ Sistema que reduz vazamentos no abastecimento de água é criado por cientistas da Paraíba
✓ Equatorial agora controla água e energia no Amapá
✓ PL que proíbe corte total de água antes de 90 dias de atraso deve ser votado em Comissão do Senado



INGLATERRA
Na Inglaterra: “Considerando que o desempenho das empresas  no combate à poluição por esgotos caiu para o pior nível dos últimos anos, Emma Howard Boyd, diretora da Agência, está solicitando que os executivos-chefes e os membros de conselhos sejam presos e demitidos já que parecem não se intimidar com ações de fiscalização e com a aplicação de multas judiciais por violar as leis ambientais”. Leia o artigo de Marcos Helano Montenegro.


PRIVAQUA

"A definição das áreas pelo critério único de viabilidade econômico e de preservação do “mercado” da Sabesp cria uma fragmentação espacial exacerbada, o que dificulta sobremaneira a coordenação efetiva entre os diferentes municípios. Perde-se assim a noção de região como um espaço de integração, cooperação e coordenação intermunicipal." Confira o artigo de Bruno Puga para a interação ONDAS-Privaqua.


CAMPANHA SEDE ZERO
O Manifesto “Campanha Sede Zero” tem como objetivo chamar a atenção para medidas que deveriam ser implementadas pelos governos, em todos os níveis, como forma de garantir os direitos de acesso à água potável e ao esgotamento sanitário a todas as pessoas. O Manifesto também incorpora propostas de emendas à Lei 11.445/2007, que visam assegurar os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento. Dezenas de entidades, organizações, redes e movimentos já assinaram o documento. Acesse o manifesto e faça a adesão da sua entidade à campanha.

SEJA SÓCIO DO ONDAS
Com três anos de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Participamos de debates, seminários e audiências públicas contra a privatização do saneamento básico. Também temos subsidiado a luta pelo direito à água, principalmente em tempos de pandemia.

Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

Q
Clique aqui para associar-se

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.