A SEMANA
✓ Contra o PL 3261/19: entidades unidas na defesa da garantia à universalização dos serviços de água e saneamento
✓ “Tirar dinheiro do saneamento e não colocar” é a proposta dos governistas, avalia Montenegro
✓ A privatização não resolverá o problema da falta de saneamento no Brasil

Leia mais

NOTA
O ONDAS é um dos signatários de nota que aponta os pontos que vão desestruturar o setor de saneamento caso o relatório apresentado pelo deputado Geninho sobre o PL 3261/2019, que prevê alteração no marco regulatório, seja aprovado. A nota também enumera os reais problemas que impediram e ainda impedem maiores avanços do saneamento no Brasil.

RELATÓRIO
O acesso à água e ao esgotamento sanitário em esferas da vida para além do domicílio, particularmente nos espaços públicos, é um elemento essencial dos direitos humanos à água e ao esgotamento sanitário. No entanto, a prestação de serviços e o monitoramento são frequentemente negligenciados nesses locais. Esse é o tema de mais um relatório do professor Leo Heller traduzido com exclusividade pelo ONDAS.

AMAZÔNIA
Em seu estudo, Sandoval Alves Rocha analisou as políticas públicas de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Manaus, a partir do ano 2000, quando esses sistemas foram privatizados. Ao longo da análise observou a interação entre diversos atores sociais, fazendo das políticas de saneamento uma arena de conflitos, com concessionárias visando maximizar os seus lucros sem priorizar as necessidades da comunidade.

CAMPANHA DE ASSOCIAÇÃO
Apesar do seu pouco tempo de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Temos participado de debates, seminários e audiências públicas sobre os PLs que tramitam no Congresso Nacional e que preveem a alteração do marco legal do saneamento básico. Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

Clique aqui para associar-se

INFORME-SE

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui

Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.