A SEMANA
✓ PL que altera marco do saneamento começa a tramitar no Senado
✓ ONDAS e FNU solicitam audiência com Davi Alcolumbre
✓ 8 de março: debate sobre água e mulheres não pode ser ignorado
✓ Lançamento: Agenda Urbana – por um projeto para as cidades do Brasil
✓ Construção do Fórum Popular da Natureza

CONFIRA ESSAS E OUTRAS NOTÍCIAS DA SEMANA NO SITE DO ONDAS

Leia mais

APARTHEID HÍDRICO
Hoje, patrulhas armadas, drones e muros já bloqueiam acesso a rios e represas brasileiros. Em Petrolina (PE), seguranças armados impedem que a população tenha acesso a um canal de irrigação que desvia a água do Rio São Francisco. E tudo pode piorar. A alteração do marco regulatório do saneamento, que está para ser votada no Senado, vai privatizar de vez o setor e provocar uma verdadeira segregação.

 

FINANCEIRIZAÇÃO
A água se tornou uma debate crucial após o aumento das disputas pelo acesso e usufruto desse bem natural. Nesse cenário, ainda temos políticas privatizantes que são estimuladas como estratégia para conservação da água no bojo da hegemonia do pensamento neoliberal. Com isso, parcelas do setor público passam a financeirizar e/ou partilhar o controle (parcerias público privada) das empresas. É nesse contexto que Gabriel Alexandre Gonçalves pretende compreender, em sua dissertação de mestrado, a Companhia de Água e Esgoto do Estado de São Paulo (Sabesp).
                                                   

RIO TIETÊ
A dissertação de mestrado de Edson Aparecido da Silva tem por objetivo avaliar o histórico de despoluição do rio Tietê, um dos principais rios do estado de São Paulo. O rio continua poluído, segundo indicadores que são apresentados no estudo, e a pesquisa desenvolvida visou levantar e debater hipóteses exploratórias que possam ajudar a esclarecer os motivos que determinam o fato de projetos de despoluição do Tietê não terem proporcionado resultados significativos.
 
 

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE
O seminário organizado pelo ONDAS tem o objetivo de debater as ameaças à sustentabilidade dos serviços públicos de saneamento básico considerando o processo de recessão, as propostas de ajuste fiscal e as privatizações como forma de resolver a crise fiscal dos estados e da união. Inscrições gratuitas. VAGAS LIMITADAS.

CAMPANHA DE ASSOCIAÇÃO
Apesar do seu pouco tempo de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Temos participado de debates, seminários e audiências públicas sobre os PLs que tramitam no Congresso Nacional e que preveem a alteração do marco legal do saneamento básico. Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

Clique aqui para associar-se

INFORME-SE

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.