A SEMANA
✓ Congresso adia mais uma vez votação dos vetos do saneamento
✓ Mais de 200 candidatos(as) já aderiram a carta-compromisso do saneamento
✓ A desestatização das companhias estaduais de saneamento foi tema de live
✓ Assembleia Geral do ONDAS será realizada em 24 de novembro
✓ Nona edição do Fórum Mundial da Água é adiada

CONFIRA ESSAS E OUTRAS NOTÍCIAS NO SITE DO ONDAS

Leia mais

ELEIÇÕES
Conheça os(as) candidatos(as) que assinaram a carta do ONDAS e se comprometeram  com defesa do saneamento público. Incentive seu candidato(a) a também assumir o compromisso de incorporar a seus mandatos, caso eleitos, ações que garantam o direito humano à água e ao esgotamento sanitário por meio do fortalecimento e implementação de políticas públicas de saneamento básico.

LIVE
A Live do ONDAS discutiu como a privatização das companhias estaduais afeta o direito à água e ao esgotamento sanitário. O tema foi debatido por Abelardo Oliveira, Conselheiro de Orientação do ONDAS e membro do Conselho de Administração da Embasa; Suyá Quintslr, Professora da UFRJ; Dafne Orion, Presidente do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas; Alex M. S. Aguiar, ex-diretor da Copasa. O secretário-executivo do ONDAS, Edson Aparecido da Silva, foi o mediador. 

SANEAMENTO RURAL
"Segundo explica a professora da Universidade Federal de Minas Gerais e associada ao ONDAS – Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento, Sonaly Rezende, a solução apontada pelo estudo do Ipea para moradores de áreas rurais por meio da gestão comunitária precisa, além do engajamento populacional, de recursos do Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR)."

 

REMUNICIPALIZAÇÃO
Seguindo o exemplo de outras cidades francesas como Paris, Nice e Grenoble, a Metrópole de Lyon, com 59 comunas e 1,4 milhões de habitantes, retomará a partir de 1° de janeiro de 2023 a gestão direta dos serviços de produção e distribuição de água potável. Nesta data, se encerra o contrato de delegação de serviço público à Veolia, por meio de sua filial Eau du Grand Lyon, que se iniciou em 2015.

COPASA
A COPASA, concessionária estadual responsável pela prestação dos serviços de água e esgotos em mais de 600 municípios do estado, divulgou comunicação ao Mercado em 30 de outubro passado, informando ter seu Conselho de Administração recomendado a distribuição a seus acionistas de dividendos extraordinários no valor de R$820 milhões. Essa distribuição de lucros, porém, desconsiderou a necessidade de investimentos da Companhia em seus sistemas.

 

SEJA SÓCIO DO ONDAS
Com um ano de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Participamos de debates, seminários e audiências públicas contra a privatização do saneamento básico. Também temos subsidiado a luta pelo direito à água, principalmente em tempos de pandemia.

Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

Clique aqui para associar-se

INFORME-SE

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.