Boletim Informativo - nº 153 - 21 de outubro de 2022

A SEMANA

✓ CAGEPA assume prestação do saneamento em 30 municípios da Paraíba
✓ Nem banheiro unissex, nem banheiro algum
✓ Em programa de Haddad, conselheiro do ONDAS fala sobre importância da Sabesp pública
✓ Prefeitura de Ouro Preto entrará com processo para anular o contrato de concessão do saneamento
✓ Mata Atlântica: desmatamento cresce e aumenta vulnerabilidade a novas crises hídricas


 

SANEAMENTO E PRESERVAÇÃO
Nesta edição, o programa Opinião Minas busca entender a relação entre saneamento básico, meio ambiente e saúde pública. O entrevistado é Alex Aguiar, Engenheiro Civil, mestre em saneamento e membro do Conselho de Orientação do ONDAS - Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento.

 

SABESP PÚBLICA
A ideia de privatizar a Sabesp se intensificou na gestão Doria aproveitando a onda privatista do setor de saneamento, impulsionada pelo Governo Bolsonaro, a partir da aprovação da nova Lei Nacional de Saneamento (14.026/2020) e agora é retomada fortemente pelo candidato carioca ao Governo do Estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas. Confira o artigo do secretário-executivo do ONDAS, Edson Aparecido da Silva. 

 

PRIVAQUA
A interação ONDAS-Privaqua desta semana traz uma resenha do artigo Why do local governments privatize the provision of water services? Empirical evidence from Spain.O artigo procura analisar, estatisticamente, a partir de dados oficiais, os fatores que levaram à privatização dos serviços de abastecimento de água, em diversas cidades espanholas. De acordo com os autores, embora não haja ganhos relevantes de eficiência na privatização dos serviços de abastecimento de água, ainda assim ocorreu em diversas cidades de países desenvolvidos.


CAMPANHA SEDE ZERO
O Manifesto “Campanha Sede Zero” tem como objetivo chamar a atenção para medidas que deveriam ser implementadas pelos governos, em todos os níveis, como forma de garantir os direitos de acesso à água potável e ao esgotamento sanitário a todas as pessoas. O Manifesto também incorpora propostas de emendas à Lei 11.445/2007, que visam assegurar os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento. Dezenas de entidades, organizações, redes e movimentos já assinaram o documento. Acesse o manifesto e faça a adesão da sua entidade à campanha.

SEJA SÓCIO DO ONDAS
Com três anos de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Participamos de debates, seminários e audiências públicas contra a privatização do saneamento básico. Também temos subsidiado a luta pelo direito à água, principalmente em tempos de pandemia.

Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

Q
Clique aqui para associar-se

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.