UM ANO DE ONDAS: UM BREVE BALANÇO
Há um ano foi fundado o Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento. O ONDAS nasceu com o propósito de promover a ação conjunta, autônoma e crítica de instituições acadêmicas, de movimentos sindicais e sociais de todo o país, pela efetivação dos direitos à água e ao saneamento, por meio da gestão pública e democrática.
Entre as diretrizes do ONDAS destacam-se a defesa do acesso universal à água e ao saneamento básico como direitos humanos cuja promoção é de responsabilidade dos Estado e a consequente construção e fortalecimento da prestação dos serviços de saneamento básico por entidades de natureza pública, observando os princípios de solidariedade, universalidade, equidade, integralidade com participação e controle social e produção de pensamento crítico socialmente referenciado.
O Observatório trabalha na perspectiva de que, a partir da produção e disseminação de dados, análises e estudos críticos, seja possível enfrentar, de modo mais efetivo, o processo de mercantilização da água e de privatização do saneamento, que tende a dificultar o acesso ao serviço, principalmente por parte da população mais pobre. (...)
(...) Nesse primeiro ano de atuação o ONDAS já ocupa um papel de destaque, sendo reconhecido como mais um instrumento de luta e resistência na defesa da universalização do acesso aos serviços de saneamento básico a toda a população, independente da sua condição social e da sua capacidade de pagamento. (...)
(...) Entramos nesse segundo ano do ONDAS com a mesma energia que tivemos quando o criamos. Convidamos aqueles que priorizam estas lutas para se juntarem a nós como associados do ONDAS.
Para comemorar seu primeiro aniversário, o ONDAS irá promover em 26 de março, na cidade de São Paulo, um seminário aberto com o tema “Privatização dos serviços de saneamento básico e ameaças aos direitos humanos à água e ao saneamento”. Participe!
ÁGUA E SANEAMENTO SÃO DIREITOS E NÃO MERCADORIA.
|