A SEMANA

✓ Municípios dão exemplos de resistência em defesa do saneamento público
✓ Valor da água e o processo de privatização da Cedae-RJ
✓ Segundo turno das eleições: atenção ao compromisso dos(as) candidatos(as) com o saneamento público
✓ Privatização do rio São Francisco: após notícia, governo nega
✓ Pesquisa sobre regulação no setor de saneamento
✓ Nova Lei do Saneamento em debate organizado por pesquisadores da USP


CONFIRA ESSAS E OUTRAS NOTÍCIAS NO SITE DO ONDAS

Leia mais

QUILOMBO RIO DOS MACACOS
Representantes do ONDAS se reuniram com lideranças do Quilombo Rio dos Macacos (Bahia) para discutir a séria violação aos direitos humanos relacionada ao acesso à água, provocada por decisões judiciais que têm dado ganho de causa para a Marinha Brasileira.
 

 

RACISMO AMBIENTAL
O ONDAS promoveu, na semana em que foi comemorado o Dia da Consciência Negra, importante diálogo na live “Racismo Ambiental e o direito de acesso à água”. O debate teve a participação de Rosimeire Silva, moradora do quilombo Rio dos Macacos, que explicou as difíceis consequências para os moradores que não têm acesso à água; e Marco Sitael, historiador e coordenador do Instituto Korango, que abordou a trajetória da humanidade diante dos conflitos do direito do acesso à água. Na mediação de Andrea Matos, conselheira do ONDAS.

DICA DE FILME
O Quilombo Rio dos Macacos é um filme documentário de longa-metragem (120min, 2017) sobre a comunidade quilombola e sua luta pela garantia da propriedade da terra, de uso tradicional, reivindicada pela Marinha do Brasil, localizada entre os municípios de Salvador e Simões Filho. Além de denunciar graves violações de direitos humanos – direito de ir e vir e de acesso à água, saúde, educação, moradia e trabalho – o filme registra, inclusive com imagens produzidas no calor da hora pelos próprios quilombolas, conflitos e negociações visando a solução dos problemas; documenta aspectos culturais, simbólicos e características do território, como paisagens e lugares; registra memórias individuais e coletivas, traçando amplo painel de caráter político, social, cultura, etnográfico .

 

ONDAS NA MÍDIA
Reportagem da CUT Brasil destaca live realizada pelo ONDAS: “Retiraram o nosso direito à água. O povo preto ficou sem poder acessar a água. A água da barragem, que era para servir a comunidade e a periferia de Salvador, está sendo usada somente para os navios da Marinha e uma parte do rio dos Macacos ainda é usada para receber o esgoto da Base Naval”, disse a moradora e líder da comunidade Rosimeire Silva.

SEJA SÓCIO DO ONDAS
Com um ano de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Participamos de debates, seminários e audiências públicas contra a privatização do saneamento básico. Também temos subsidiado a luta pelo direito à água, principalmente em tempos de pandemia.

Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

Clique aqui para associar-se

INFORME-SE

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.