A SEMANA
 
✓
Fórum Alternativo Mundial da Água: entidades discutem pauta para o encontro no Senegal
✓ Assembleia de Convergência contra a fome e pela vida teve participação do ONDAS
✓ ONDAS também integra a luta contra a privatização da água em Xique-Xique (BA)
✓ Na ausência do poder público, cidadã propicia o acesso à água a moradores em situação de rua
✓ Três anos do ONDAS: luta para garantir o direito à água
✓ Site Saneamento Rural da Unicamp disponibiliza materiais sobre o tema



CAMPANHA SEDE ZERO
O ONDAS está recebendo adesão de entidades ao Manifesto “Campanha Sede Zero”, que tem como objetivo chamar a atenção para nove medidas que deveriam ser implementadas pelos governos, em todos os níveis, como forma de garantir os direitos de acesso à água potável e ao esgotamento sanitário a todas as pessoas, priorizando as que vivem em situação de vulnerabilidade.  Acesse o manifesto e faça a adesão da sua entidade à campanha.


E-BOOK
O e-book “Olhares sobre a realização dos direitos humanos à água e ao saneamento” contém relevantes e interessantes trabalhos sobre a aplicação do marco dos direitos humanos a diferentes faces do acesso aos serviços de água e esgotamento sanitário. A publicação é resultado do curso virtual que o ONDAS ofereceu sobre o tema em 2021 e reflete traba­lhos finais oriundos de rico processo de compartilhamento de conhecimentos e de interação entre docentes e alunos.


ONDAS NA MÍDIA
"A possibilidade da concessão ou privatização do DMAE incluir o serviço de drenagem pluvial é classificada pelo diretor-executivo do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS), Edson Aparecido da Silva, como um “engodo”. Para ele, não há qualquer possibilidade das empresas privadas se interessarem pela realização de um serviço que não gera lucro.” Confira a reportagem completa originalmente publicada pelo portal Sul 21.


 

PRIVAQUA
Esta semana o texto da interação ONDAS-Privaqua traz breve síntese de uma discussão inesgotável a respeito da regionalização do saneamento. O formato da regionalização “configura-se a partir de um planejamento de cima para baixo, objetivando desmantelar as Companhias Estaduais de Saneamento (CESBs) e subjugar a autonomia dos municípios às decisões do governo do estado ou da União, e do capital privado”.

BRUMADINHO
Em artigo sobre o crime de Brumadinho, Caitlin Schroering, do Comitê de Solidariedade ao Movimento dos Atingidos por Barragens nos EUA, e Robert Robinson – the Take Back the Land movement, afirmam: "No Brasil e no mundo, desastres de mineração, apagões de energia, falta de água e rompimentos de barragens são intrínsecos ao atual modelo de mineração e capitalismo. As corporações são guiadas pelo lucro e pelo capital financeiro, e os governos muitas vezes falham em responsabilizar as empresas.”


PAGAMENTO DA ANUIDADE
Você que já é sócio do ONDAS precisa efetuar o pagamento da anuidade 2022.
Lembramos que a forma como o ONDAS tem se sustentado é basicamente por meio dos valores recebidos das anuidades.
Durante os meses de fevereiro e março, ainda é possível fazer o pagamento com desconto.

SEJA SÓCIO DO ONDAS
Com três anos de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Participamos de debates, seminários e audiências públicas contra a privatização do saneamento básico. Também temos subsidiado a luta pelo direito à água, principalmente em tempos de pandemia.

Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

Q
Clique aqui para associar-se

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.