Boletim Informativo - nº 134 - 10 de junho de 2022

A SEMANA
 ✓ Fome avança no Brasil e pesquisa identifica coexistência entre a insegurança alimentar e hídrica
✓ Governo entreguista e mercado ávido por lucro pressionam pela privatização do saneamento
✓ Empresas privadas querem aprovar PL para obterem financiamento de fundos institucionais
✓ Rio São Francisco perdeu 50% da superfície de água
✓ Mais um presidenciável recebe pauta do saneamento público
✓ UFRJ debate um ano de privatização da Cedae 



CURSO DE EXTENSÃO DHAS

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão promovido pelo ONDAS. Serão 10 sessões virtuais (via Zoom) com especialistas que abordarão a temática dos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento. As vagas são limitadas para associados, não-associados e bolsistas. Confira a programação e faça sua inscrição.


PRIVAQUA
“Para o caso analisado, temos indícios de que os direitos humanos à água e ao esgotamento sanitário podem estar em risco quando se trata da privatização do setor do saneamento, com efeitos notáveis para a disponibilidade e a qualidade/segurança do serviço prestado.” Leia o artigo na íntegra de Artur Valadão e Priscila Neves Silva da interação ONDAS-Privaqua desta semana.


ONDAS NA MÍDIA
“O artigo Por que não privatizar o saneamento, de Ricardo Moretti e Edson Aparecido da Silva - ambos do ONDAS - foi destaque na revista Carta Capital esta semana. “A Lei 14.026/2020, que altera a Lei Nacional, induz o processo de privatização que tem sido apontado pela maior parte da mídia, de forma equivocada, como a solução necessária para enfrentar as deficiências do setor. Equivocada pois vai no sentido contrário dos principais determinantes das deficiências do saneamento, que se manifestam em especial pela inadequação dos serviços prestados à população carente que vive em situação vulnerável, que é aquela que tem também as maiores dificuldades em arcar com os custos destes serviços." Confira o artigo completo.


CAMPANHA SEDE ZERO
O ONDAS está recebendo adesão de entidades ao Manifesto “Campanha Sede Zero”, que tem como objetivo chamar a atenção para medidas que deveriam ser implementadas pelos governos, em todos os níveis, como forma de garantir os direitos de acesso à água potável e ao esgotamento sanitário a todas as pessoas, priorizando as que vivem em situação de vulnerabilidade. O Manifesto também incorpora propostas de emendas à Lei 11.445/2007, que visam assegurar os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento. Acesse o manifesto e faça a adesão da sua entidade à campanha.

SEJA SÓCIO DO ONDAS
Com três anos de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Participamos de debates, seminários e audiências públicas contra a privatização do saneamento básico. Também temos subsidiado a luta pelo direito à água, principalmente em tempos de pandemia.

Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

Q
Clique aqui para associar-se

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.