A SEMANA
✓ Resistência aos leilões de privatização no saneamento: impugnação e ações judiciais
✓ Processos licitatórios em andamento
✓ Mais candidatos(as) às eleições de novembro se comprometem com a agenda em defesa do saneamento público
✓ El Salvador reconhece acesso à água como direito humano


CONFIRA ESSAS E OUTRAS NOTÍCIAS NO SITE DO ONDAS

Leia mais

IMPUGNAÇÃO
O ONDAS, a FNU – Federação Nacional dos Urbanitários – e a FISENGE – Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros – encaminharam ao BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – impugnação do pregão de privatização da Copasa – Companhia de Saneamento de Minas Gerais. A impugnação das entidades afirma que o BNDES, ao desprezar as diretrizes legais, colocou o interesse público em risco, adotando conduta ilegal que pode provocar danos ao erário público.

ONU
Durante a 45ª sessão do Conselho de Direitos Humanos, realizada em Genebra (Suíça), o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas nomeou o espanhol Pedro Arrojo como o novo Relator Especial para os Direitos Humanos à Água Potável e Saneamento. Arrojo substitui Léo Heller, conselheiro de orientação do ONDAS, que ocupou a posição de Relator Especial por seis anos.

LIVE
Os riscos para os direitos humanos com a privatização do saneamento são tema do mais recente relatório transmitido à Assembleia Geral da ONU elaborado por Léo Heller, Relator Especial para os Direitos Humanos à Água Potável e ao Esgotamento Sanitário, pesquisador da Fiocruz e conselheiro do ONDAS. O relatório na versão em português foi lançado neste 13 de outubro, no seminário virtual Saneamento e direitos humanos na esfera global.

 

NA MÍDIA
Reportagem da Rede TVT destaca o lançamento da versão em português do mais recente relatório sobre os riscos da privatização do saneamento elaborado por Léo Heller para a Assembleia da ONU. Trata-se do 11º relatório “Direitos humanos à água potável e ao esgotamento sanitário”. Foram entrevistados o coordenador-geral do ONDAS, Marcos Montenegro, e o secretário-executivo, Edson Aparecido da Silva.

ARTIGO
"O empreendimento de trazer água do rio Pacuí para abastecer Montes Claros foi um exemplo do que uma empresa estatal pode realizar com eficiência, com competência de seu pessoal próprio, com modicidade de preços e absolutamente em favor da população a qual os serviços devem ser prestados”. Confira o artigo de Alex M. S. Aguiar.

 

SEJA SÓCIO DO ONDAS
Com um ano de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Participamos de debates, seminários e audiências públicas contra a privatização do saneamento básico. Também temos subsidiado a luta pelo direito à água, principalmente em tempos de pandemia.

Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

Clique aqui para associar-se

INFORME-SE

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.