A SEMANA
✓ Governo federal aprofunda questão da água como mercadoria em projeto do Marco Hídrico
✓ Pedro Arrojo na ONU aponta para o risco da privatização da água potável
✓ Relator do ONU fará palestra de abertura do Encontro Nacional do ONDAS
✓ Reunião do CNS: “A Lei 14.026/20 e decretos no contexto dos contratos de programa, privatizações, regionalizações, entre outros”
✓ Maranhão debateu regionalização do saneamento no estado
✓ Um alerta para a precariedade dos serviços de esgotamento sanitário

Leia mais


ENCONTRO NACIONAL
Até o dia 15 de novembro, você pode fazer sua inscrição com desconto para o Encontro Nacional pelos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento (ENDHAS), promovido pelo ONDAS, que acontecerá de 9 a 11 de dezembro. Associados(as) do ONDAS em dia com a anuidade, participantes indicados(as) por movimentos sociais e estudantes autores(as) de trabalhos aprovados não pagam taxa de inscrição.

PRIVAQUA
Carlos Frederico Rangel de Almeida Ribeiro resume e analisa o artigo “Privatizando a reprodução social: a acumulação primitiva da água na Era do Neoliberalismo”, da cientista política Adrienne Roberts, e conclui que as reflexões da autora “contribuem significativamente para uma leitura mais crítica sobre a governança mundial da água, bem como fornece base para análise de casos particulares que implicam diretamente a reprodução das relações sociais”. 

ACRE
O secretário-executivo do ONDAS, Edson Aparecido da Silva, esteve esta semana na Assembleia Legislativa do Acre para apresentar os problemas e equívocos envolvidos na privatização do saneamento. Ele pontuou que, onde a privatização ocorreu, não houve melhoria na qualidade ou no acesso ao serviço. Como exemplo citou o Tocantins, onde o saneamento foi privatizado e a empresa devolveu para o Estado cerca de 100 municípios que não quis administrar.


CEDAE
"O que aconteceu com a CEDAE neste ano é um laboratório para o resto do país". É o que afirma Ary Girota, trabalhador da Companhia Estadual de Águas e Esgotos – CEDAE/RJ e integrante do ONDAS, em artigo publicado pelo Le Monde Diplomatique esta semana.

SEJA SÓCIO DO ONDAS
Com mais de dois anos de existência, o ONDAS já se tornou uma referência importante. Participamos de debates, seminários e audiências públicas contra a privatização do saneamento básico. Também temos subsidiado a luta pelo direito à água, principalmente em tempos de pandemia.

Hoje, contamos com sócios que contribuem para manter o ONDAS. Precisamos aumentar essa rede e, assim, fortalecermos essa luta.

Clique aqui para associar-se

Siga o ONDAS


Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento


ASSOCIE-SE AO ONDAS   |   CONTATO
Para receber nossas informações, cadastre-se aqui
Garanta que nossos e-mails cheguem na sua "caixa de entrada"
adicione contato@ondasbrasil.org à sua lista de contatos.


Para visualizar no navegador, clique aqui
Se não deseja mais receber esse boletim, cancele sua inscrição aqui.